Sict e Inova RS marcam presença na 17ª Fecoarti, em Santiago, e reforçam a importância da inovação para o desenvolvimento region
POR BIBIANE SEGALA, GESTORA DO INOVA RS REGIÃO CENTRAL
Publicação:

De 30 de abril a 4 de maio, Santiago sediou a 17ª edição da Fecoarti – Feira do Comércio, Artesanato, Indústria, Serviço, Tecnologia e Agronegócio, no Ginásio Poliesportivo Aureliano de Figueiredo Pinto. A feira, considerada um dos maiores eventos multissetoriais da região, contou com uma programação robusta e espaços dedicados a inovação, empreendedorismo e tecnologia.
O Inova RS Região Central foi apoiador oficial do evento, reafirmando seu papel de conectar os atores da quádrupla hélice e fomentar a cultura da inovação na região. Durante os dias da Fecoarti, Bibiane Segala, Ana Carolina Marzzari, Camila Giacomelli e Juliana Machado estiveram presentes representando os programas Inova RS e Startup Lab. No estande institucional, o grupo apresentou as ações dos programas e dialogou com visitantes, empresários, estudantes e representantes de instituições, reforçando a importância da inovação para impulsionar o desenvolvimento regional.
Um dos destaques da Fecoarti foi a Arena de Inovação, espaço dedicado a talks, painéis e encontros voltados a inspiração, conexão e troca de experiências. Diversos projetos aprovados em editais da Sict e da Fapergs tiveram a oportunidade de apresentar seus cases, como o projeto "Categorização dos Serviços de Alimentação", coordenado pela professora Ana Lúcia Saccol (UFN), que foi apresentado por Patrícia Scheffer e Deise Moura, gestoras da iniciativa. Também foram apresentados projetos da URI Santiago, conduzidos pelo professor Higor Machado e pelo diretor geral da instituição, Júlio Wincher, evidenciando o papel da academia no desenvolvimento regional por meio de soluções inovadoras.
A Sict esteve representada pelo secretário adjunto, Mário Augusto Gonçalves, pela diretora de Ambientes de Inovação, Andréia Dullius, e pelo diretor adjunto, Claudir Padia, que participaram de painel na Arena de Inovação apresentando as políticas públicas, programas e iniciativas da secretaria voltadas ao fortalecimento dos ecossistemas regionais de inovação.
Outro momento marcante foi o lançamento oficial do Ecossistema de Inovação de Santiago – Inove Santiago, conduzido pelo empresário Sadi Gioda e por Henrique Tamiosso, representante do IFFar Campus Jaguari. Ambos integram a comissão organizadora da Fecoarti e representam o ecossistema de inovação local. Além disso, atuam nos comitês estratégico e técnico do Inova RS Região Central e, durante o lançamento, reforçaram o protagonismo de Santiago na articulação do ecossistema, conectando empresas, academia, governo e sociedade. Na mesma ocasião, foi realizado o lançamento do Techstars Startup Weekend Santiago – Varejo, que acontecerá em agosto de 2025, fortalecendo ainda mais o ambiente empreendedor da cidade.
Outro momento importante da programação foi a realização de um encontro voltado à discussão da Lei de Inovação de Santiago. A cidade é uma das poucas no Rio Grande do Sul que possui legislação específica voltada ao tema. A reunião, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, representada pelo secretário Bruno Bertoldo de Melo, em parceria com o Sebrae, reuniu representantes do ecossistema de inovação e comunidade no Hub Multiplicar, com o objetivo de avaliar e propor melhorias na legislação municipal.
A presença do Inova RS e da Sict na Fecoarti reforçou o compromisso de aproximar a inovação das demandas locais, valorizando o potencial de Santiago e região. A feira foi uma oportunidade importante para fortalecer conexões, dar visibilidade às iniciativas em andamento e incentivar novas parcerias que contribuam para o desenvolvimento econômico e social do território.


