Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Gestoras do Inova RS e Startup Lab visitam Hospital Universitário de SM para fortalecer parcerias e planejar ações

Publicação:

Visita institucional Husm
Por BIBIANE SEGALA, GESTORA DO INOVA RS REGIÃO CENTRAL

No dia 3 de setembro, as gestoras de inovação Bibiane Segala, do programa Inova RS, e Camila Giacomelli, do Startup Lab, realizaram uma visita institucional ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). O objetivo da atividade foi reafirmar a parceria já existente com a instituição e discutir o planejamento de ações para 2024 e 2025, com foco no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor da saúde. As gestoras foram recebidas pela chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde, Cristiane Bortoluzzi Scrimini, pela chefe da Unidade de Gestão da Pesquisa, Dioneia Antunes Da Silva, e pelo gerente de Ensino e Pesquisa, Gustavo Nogara Dotto.

Entre as iniciativas discutidas, está a colaboração no evento "Pitch Reverso: Transformando Desafios em Inovações". Esse evento tem como propósito identificar as principais demandas do HUSM e conectá-las a soluções inovadoras por meio de parcerias com empresas e startups, fomentando o desenvolvimento de ideias criativas para o ambiente hospitalar. Essa dinâmica busca aproximar os profissionais de saúde das novas tecnologias e soluções disponíveis no mercado, criando uma ponte para a implementação de melhorias nos serviços hospitalares.

A parceria entre o HUSM e os programas Inova RS e Startup Lab, ambos da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), desempenha um papel crucial na consolidação da quádrupla hélice, conectando o hospital com governo, universidades, empresas e sociedade. Essa cooperação fortalece a capacidade do HUSM de identificar e solucionar desafios internos por meio da inovação tecnológica, trazendo startups e instituições acadêmicas para colaborar diretamente na busca por soluções eficazes. Ao integrar essas diferentes forças, a parceria impulsiona o desenvolvimento de novas tecnologias, promove a inovação no setor de saúde e reforça a posição do HUSM como um polo de inovação no estado.