Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Casos da Região Central são apresentados no RS Innovation Agro + Smart Cities da Expointer 2024

Publicação:

Imagem capa expointer 2024
Foto de capa da matéria
Por BIBIANE SEGALA, GESTORA DO INOVA RS REGIÃO CENTRAL

A Região Central marcou presença no espaço RS Innovation Agro + Smart Cities da Expointer 2024, realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro. Em sua terceira edição, o RS Innovation Agro promoveu um ambiente de networking e investimentos em inovação tecnológica, conectando líderes do agronegócio, cidades inteligentes, empreendedores e profissionais do setor. Com a presença de casos inovadores, a feira se consolidou como um espaço de troca de conhecimento e geração de negócios.

Entre os destaques da Região Central, cinco casos foram apresentados, abordando temas de inovação e sustentabilidade no agronegócio e no desenvolvimento urbano. Um dos principais debates foi o “Diálogos pelo Agro: Recuperação de Solo”, com a participação de Lissandro Dorneles Dalla Nora, da Universidade Franciscana (UFN), que explorou as estratégias de recuperação de solo para aumentar a produtividade agrícola de forma sustentável. O painel “Mapeamento de Desafios e Oportunidades Frente à Crise Climática”, apresentado pelos gestores de inovação Claudir Padia, Ana Carolina Marzzari e Bibiane Segala, do Inova RS, e por Camila Giacomelli, do Startup Lab, discutiu estratégias e soluções para o enfrentamento dos prejuízos causados pelas chuvas na Região Central.

A professora Ana Lúcia de Freitas Saccol, da UFN, apresentou a palestra “Selo de Qualidade Sanitária ABC: Categorização dos Serviços de Alimentação”, que visa garantir padrões elevados de segurança alimentar nos serviços de alimentação da Região Central. Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Santiago, Sadi João Gioda Neto, participou com o caso “Transformando Resíduos em Recursos”, destacando como a economia circular e as políticas de inovação podem transformar resíduos em novas oportunidades econômicas e ambientais para a região.

A integração entre tecnologia e sustentabilidade também foi abordada no caso “Turismo Inteligente: Integrando Tecnologias e Sustentabilidade para o Desenvolvimento Urbano e Rural”, com a participação da gestora de inovação Ana Carolina Marzzari. A iniciativa demonstrou como o uso de tecnologias pode impulsionar o turismo, conciliando o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental, beneficiando tanto áreas urbanas quanto rurais.

Imagem texto expointer 2024
Foto do texto da matéria