Workshops propõem estratégias para posicionar Porto Alegre como cidade das startups
Publicação:

Workshops propõem estratégias para posicionar Porto Alegre como cidade das startups
Por Milene Rostirolla, jornalista, especialista em Inovação e Gestão
Gestores do Inova RS Serra Gaúcha participaram de workshops do projeto POA Startup City, uma iniciativa do Pacto Alegre. O projeto visa destacar Porto Alegre como uma cidade propícia para o florescimento de startups. Dados de pesquisas apontam que a capital do Rio Grande do Sul está entre as cinco mais promissoras para essas empresas na América Latina, conforme o Global Startup Ecosystem Report. Contudo, a questão que se coloca é: como comunicar essa realidade de forma eficaz para cidadãos, empreendedores e investidores?
Motivado por essa indagação, o Pacto Alegre organizou três workshops sob o título “Como comunicar uma cidade para startups”. O primeiro ocorreu no dia 24 de outubro, no Crialab, no Tecnopuc, com a presença de mais de 20 comunicadores de Porto Alegre, do secretário de Inovação Municipal e coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto, e do head de Comunicação do movimento, Ricardo Gomes. O evento incluiu uma apresentação de dados relevantes sobre Porto Alegre, seguida por uma sessão de brainstorming em grupos.
O segundo workshop aconteceu em 31 de outubro, também no Crialab, no Tecnopuc, focando no desenvolvimento coletivo de ideias. Na ocasião, foram reunidos grupos para discutir propostas sob a perspectiva de investidores e de empreendedores, tanto no âmbito local quanto internacional. As propostas foram sistematizadas e priorizadas segundo um entendimento que fosse mais representativo do público-alvo de cada segmento. Depois, os grupos se reuniram internamente e refinaram as propostas para serem apresentadas na forma de pitch para o grande grupo no encontro seguinte.
A conclusão dos workshops sobre comunicação ocorreu em 14 de novembro, no Espaço Banrisul, no Instituto Caldeira. Durante esse evento, foram apresentadas quatro propostas para divulgar a cidade como um terreno fértil para a inovação. As propostas incluíram a criação do portal “Porto Alegre – A cidade das startups” para atrair empreendedores nacionais e internacionais, a realização de um evento anual para captar investidores externos, uma campanha para envolver investidores locais com o slogan “Porto Alegre é uma cidade que acontece” e, ainda, uma campanha para conscientizar os cidadãos sobre o impacto da inovação em suas vidas.
Além disso, houve uma mudança na articulação do projeto Cidade das Startups, com Sabrina Xavier assumindo o papel de articuladora, sucedendo Tiago de Abreu, que está se mudando para Barcelona para trabalhar no Parque Tecnológico LaSalle Tecnova. “Minha expectativa é contribuir para colocar os projetos em andamento, para fazer com que a Capital seja, cada vez mais, uma cidade acolhedora para startups”, conta Sabrina.
Sobre o Porto Alegre Cidade das Startups (POA Startup City)
A proposta é tornar Porto Alegre líder nacional e referência internacional na geração de negócios inovadores (startups).
Os objetivos são aumentar o número de startups e empreendimentos em early-stage funding, aumentar o senso de empreendedorismo e aumentar a conexão do ecossistema de geração de startups para acelerar o ritmo de indução de novos empreendimentos.