UFSM inaugura o primeiro Hub de Inovação Social em uma universidade federal do Brasil
POR CLAUDIR PADIA, GESTOR DO INOVA RS REGIÃO CENTRAL
Publicação:
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) inaugurou, no dia 13 de dezembro, o Hub de Inovação Social, localizado no Complexo Multicultural Antiga Reitoria. Gerido pela Incubadora Social da universidade, o espaço visa conectar pessoas, promover inovação e compartilhar conhecimentos, sendo o primeiro do tipo em uma instituição federal no país.
Com o objetivo de fomentar a integração com o ecossistema local, o hub se alicerça nos pilares “conectar, inovar e compartilhar”. Suas instalações incluem auditório, salas de reunião e inovação, um laboratório criativo, além de um laboratório de corte e costura. Murais coloridos, pintados por estudantes e artistas, trazem vida ao ambiente, que busca acolher projetos e iniciativas voltadas à transformação social e ambiental.
A vice-reitora da UFSM, Martha Adaime, destacou a importância do espaço: “As universidades estão ampliando sua atuação para além do ensino e pesquisa, priorizando também a extensão e a inovação. Esse hub representa um elo essencial com a comunidade de Santa Maria e região”.
O chefe da Incubadora Social, Lucas Veiga Ávila, elogiou o trabalho dos bolsistas no mapeamento dedemandas sociais e reforçou o papel do hub como parte do Território Imembuy e do Distrito Criativo de Santa Maria. Segundo ele, o espaço não apenas conecta ideias, mas também ressignifica o prédio histórico onde antes funcionava o curso de Odontologia.
Nathália Trindade, administradora da Incubadora Social, ressaltou que o hub foi planejado para ser um local vibrante e acolhedor, especialmente para grupos em situação de vulnerabilidade social e agentes de transformação. “Queremos que este seja um espaço para trabalhar, compartilhar ideias e se conectar com outros projetos e iniciativas, ampliando o impacto da inovação social na comunidade”, afirmou.
A cerimônia contou com a presença de representantes da UFSM, como o pró-reitor de Extensão, Flavi Lisboa Filho, além de autoridades locais, como o deputado estadual Valdeci Oliveira, a secretária municipal da Saúde, Ana Paula Seerig, e lideranças de entidades como a Cacism, Adesm, Sindilojas, Inova Centro, Inova RS e Feicoop.
O novo hub promete se consolidar como um espaço estratégico para articular iniciativas e projetos que impactem positivamente a qualidade de vida das pessoas e enfrentem desafios sociais e ambientais de maneira inovadora.