Serra Gaúcha é beneficiada com mais de 300 mil em edital de Inovação no Agronegócio
Publicação:

O projeto “Tecnologia Produtiva com Iluminação Artificial: Impulsionando Produtividade, Sustentabilidade e Eficiência com Tecnologia Avançada” obteve êxito ao ser contemplado no Edital SICT n.º 05/2023, intitulado Inova Agro, promovido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (Sict). Sob a liderança de Gabriel Fernandes Pauletti, a iniciativa tem como propósito desenvolver uma tecnologia de controle de produção, otimizando as condições de cultivo em ambientes controlados, com foco específico no cultivo de hortaliças.
A proposta abrange a utilização de iluminação artificial, controle de temperatura, fertirrigação, umidade, CO₂ e acompanhamento/gerenciamento do sistema por meio de software desenvolvido para dispositivos móveis. Esse projeto é uma parceria entre Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a UpControl.
O professor Gabriel Fernandes Pauletti, coordenador do projeto, destaca a importância dessa iniciativa: “Acreditamos que a combinação de tecnologias avançadas pode revolucionar como produzimos alimentos, trazendo não apenas aumento de produtividade, mas também sustentabilidade ambiental e eficiência no uso de recursos.”
A parceria com a UpControl promete fortalecer a ligação entre pesquisa e setor produtivo, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras que terão impacto positivo não apenas na produção agrícola, mas também na economia do estado.
“Estamos muito entusiasmados com a parceria entre a UpControl e a Universidade de Caxias do Sul para o desenvolvimento de soluções inovadoras no agronegócio. Acreditamos que esta colaboração será fundamental para impulsionar o setor produtivo, gerando impactos positivos tanto na produção agrícola quanto na economia do estado”, explica Luis Muniz, diretor técnico-comercial.
A UpControl nasceu há mais de 15 anos na UCS e é motivo de orgulho para Muniz, que complementa: “a UpControl está comprometida em trazer tecnologias de ponta para o campo, visando aumentar a eficiência, produtividade e sustentabilidade do agronegócio. Temos convicção de que a aproximação entre mercado e academia é o melhor atalho para fazer com que a inovação chegue à sociedade”.
Com a intenção de impulsionar a inovação e aprimorar a eficiência no setor agrícola do Rio Grande do Sul, o Edital Inova Agro visou catalisar projetos de pesquisa aplicada que integrem tecnologia. O objetivo é enfrentar desafios específicos nas áreas de irrigação, descarbonização, aumento da eficiência de produção e transição energética no estado, consolidando-se como um importante impulsionador do progresso tecnológico no agronegócio gaúcho.
O edital promove parcerias estratégicas entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), empresas, entidades da sociedade civil organizada e órgãos públicos (OSCs). O foco é fortalecer o ecossistema gaúcho de inovação, proporcionando subsídios para o avanço do agronegócio em quatro áreas prioritárias, além de estimular a criação de ambientes de inovação, startups e laboratórios multiusuários.
Com o lançamento desse edital, o Rio Grande do Sul reforça seu compromisso com a inovação no setor agrícola, estabelecendo um ambiente propício para a criação e implementação de tecnologias que impulsionarão o agronegócio gaúcho rumo a um futuro mais sustentável e eficiente.
No total, foram aprovados três projetos da UCS: Tecnologia Produtiva com Iluminação Artificial: Impulsionando Produtividade, Sustentabilidade e Eficiência com Tecnologia Avançada (Edital Inova Agro); FinEdPlay: Jogos Eletrônicos Educativos para Educação Financeira (Edital GameRS); e Agro.City Living Lab: Ambientes de Inovação e Sustentabilidade em Agricultura Urbana Avançada (Edital TEC4B).
Para o coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Agência de Inovação da UCS, a UCSiNOVA, professor Matheus Parmegiani Jahn, “a aprovação dos três projetos por parte da SICT é mais uma comprovação da qualidade dos pesquisadores da UCS e reforça o papel da UCSiNOVA de agente de conexão entre as demandas da sociedade e a disponibilidade de conhecimentos e tecnologias por parte da Universidade, inserindo a inovação em benefício do desenvolvimento regional”.
A pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, professora Neide Pessin, destaca que as iniciativas da UCS em busca de recursos e projetos vêm contribuindo para a sustentabilidade ambiental, social, econômica e institucional, potencializando a conexão com os elos da quádrupla hélice, integrando universidade, governo, empresas e sociedade, para a efetiva resolução de problemas de diferentes complexidades. “Não há como promover a inovação sem pessoas, sem produção de conhecimento e sem a colaboração entre os diferentes atores sociais. Esse é o grande diferencial para avançarmos: parcerias, colaboração e cooperação para o desenvolvimento de estratégias disruptivas, gerando soluções inovadoras.”
Saiba mais:
Edital TEC4B 08/2023 [https://sict.rs.gov.br/edital-tec4b-08-2023]
TEC4B [https://www.sict.rs.gov.br/tec4b]
City Living Lab [https://www.citylivinglab.com/]