Inova RS realiza Seminário de Integração dos Gestores de Inovação em Porto Alegre
Por Bibiane Segala, gestora de inovação do Inova RS
Publicação:

No dia 31 de outubro, o Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, sediou o Seminário de Integração dos Gestores de Inovação do programa Inova RS, promovido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). O evento deu início ao novo ciclo de atuação do Inova RS para o período 2024-2026, reunindo diretores, representantes da Sict e gestores dos oito ecossistemas de inovação do estado, que atuarão na construção de novos projetos e estratégias para fortalecer a inovação nas regiões gaúchas.
O seminário, conduzido pelo coordenador do programa Inova RS, Leandro Nascimento, teve como objetivo recepcionar os gestores que irão liderar as ações de inovação em suas regiões e apresentar as principais diretrizes e metas para o próximo biênio. O encontro abordou o papel fundamental dos gestores de inovação e tecnologia na construção de ecossistemas regionais fortes e conectados, alinhados aos objetivos estratégicos de cada região. A meta é transformar cada um dos ecossistemas do estado em referência em suas áreas de atuação e potencialidades, por meio de uma rede sólida de colaboração entre os setores público, privado, acadêmico e a sociedade civil – o que compõe a chamada quádrupla hélice.
Durante o evento, os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer outros programas da Sict, como o TEC4B, Semicondutores RS, Observatório da Inovação, Produtos Premium, Startup Lab, Rede RS Startup, Professor do Amanhã, Educar para Inovar e Comunidades Inovadoras. Cada programa foi detalhado para ampliar o entendimento das diretrizes de inovação e desenvolvimento tecnológico do estado e criar sinergias com as ações do Inova RS.
O seminário também incluiu uma prévia das ações previstas pela Sict para o South Summit Brazil 2025, que acontecerá de 9 a 11 de abril, no Cais Mauá, em Porto Alegre. O evento promete ser um dos grandes destaques do próximo ano, fortalecendo o ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul em nível nacional e internacional.
Com o início do novo ciclo de 24 meses, o Inova RS reafirma seu compromisso em apoiar o desenvolvimento de cada ecossistema regional, promovendo conexões e parcerias estratégicas que impulsionem a inovação em setores prioritários para o crescimento do estado. Os gestores de inovação da Região Central, Claudir Padia, Bibiane Segala e Ana Marzzari, estiveram presentes no evento e têm como foco para o novo ciclo fomentar as áreas estratégicas de agronegócio, saúde e bem-estar, turismo e educação, fortalecendo a região como referência em inovação nesses setores.