Inova RS e Educar para Inovar são apresentados em Rio Grande
Publicação:
No dia 8 de novembro, os programas da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS foram apresentados no município do Rio Grande. A agenda teve início pela manhã, no Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), com a prefeita eleita Darlene Pereira. Participaram a gestora de Inovação Tenille Drews, representando o Inova RS, Nadia Ibias, coordenadora do programa Educar para Inovar, Claudete Machado, diretora adjunta na Sict, e Sueli Schabbach, membro do Comitê de Coordenação Nacional da Rede PEA Unesco no Brasil.
Durante a reunião, Darlene Pereira ressaltou a importância de projetos que unem educação, inovação e tecnologias para o município. Nadia Ibias falou sobre as trilhas do Educar para Inovar, direcionadas de acordo com as faixas etárias e que podem ser realizadas tanto em escolas públicas quanto privadas. Já Tenille Drews fez uma análise do importante momento que a cidade está passando com o Grande Pacto pela Inovação, relembrou startups que são cases de sucesso e abordou a importância de ambientes de inovação para instigar estudantes, empresários e a comunidade, como o Oceantec e a Innovatio, parque tecnológico e incubadora da Furg, respectivamente.
Fonte: Arquivo pessoal
Ainda neste dia, a comitiva da Sict realizou uma visita ao Centro de Educação Santa Medianeira (Cesam), escola privada de ensino fundamental e médio. Além da comitiva e da gestora de Inovação, participaram da reunião Andreia de Avila, diretora da escola, e Viviane dos Santos Gomes e Luciana de Castro, coordenadoras pedagógicas. Na ocasião, elas puderam conhecer as ações do Inova RS e, principalmente, do Educar para Inovar, como as trilhas pedagógicas e as metodologias em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e a Junior Achievement RS/SBC (JA).
Durante a reunião, a diretora do Cesam comemorou a iniciativa e ressaltou a importância de parcerias para conectar temas transversais na educação. Já Sueli Schabbach, representante da Unesco, exemplificou na prática como os professores multiplicadores podem levar a metodologia para o dia a dia na sala de aula, agregando em conhecimento para o aluno e aproximando o aluno da escola. Claudete Machado agradeceu pelas conexões realizadas e prometeu retornar para mais ações como esta na Região Sul.