Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Arbosana é aprovada no Edital 07/2024 da Fapergs

POR ANA CAROLINA MARZZARI, GESTORA DO INOVA RS REGIÃO CENTRAL

Publicação:

.
Equipe Arbosana

A Arbosana, startup criada em 2023 e inserida no Park Tecnológico da Universidade Franciscana (UFN), em Santa Maria, foi aprovada no Edital 07/2024 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), dentro do Programa Manutenção de Talentos Tecnológicos - Emergência Climática.

O edital teve como objetivo selecionar propostas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico que incentivem a permanência de talentos em startups gaúchas. Com um aporte de R$124.800,00 e contrapartida de 5% pela hélice privada, a iniciativa busca fortalecer soluções inovadoras que mitiguem os impactos das mudanças climáticas no estado.

A Arbosana surgiu a partir de um projeto de doutorado de três alunas do Programa de Pós-Graduação em Nanociências, que visava a criação de uma empresa de cosméticos naturais. O foco era utilizar ativos desenvolvidos em colaboração com empresas parceiras e transformar resíduos orgânicos em produtos de beleza ecológicos. O objetivo era valorizar subprodutos que normalmente seriam descartados, oferecendo alternativas sustentáveis para a indústria de cosméticos.

A equipe da Arbosana é composta por Aline Rossato, biomédica e CEO; Carolina Rapachi Fortes, nutricionista e CEO; Larissa da Silva Silveira, biomédica e Co-Founder; e Juliana Rossato, química e responsável técnica e Co-Founder. Juntas, elas têm trabalhado para criar produtos 100% naturais, veganos e de baixo impacto ambiental, promovendo a saúde e a beleza de forma segura e sustentável.

A Arbosana trabalha com produtos 100% derivados da olivicultura, inclusive com ativos que são desenvolvidos reaproveitando resíduos da produção de oliva e também produz sua linha própria de cosméticos 100% naturais e veganos.

Com essa aprovação, a Arbosana reforça seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade, promovendo soluções eficazes para enfrentar desafios ambientais. A startup se destaca no cenário da inovação na busca por novas tecnologias alinhadas à preservação ambiental e ao crescimento econômico sustentável.

A seleção da Arbosana entre os projetos aprovados reforça a relevância das startups como agentes transformadores na busca por soluções inovadoras para os desafios climáticos. Com o apoio da Fapergs, a empresa terá a oportunidade de potencializar seu impacto e consolidar sua atuação no setor tecnológico e ambiental do estado.

Aline Rossato, CEO da Arbosana, celebrou a conquista: "Estamos extremamente felizes em saber que fomos contempladas no Edital 07/2024 da Fapergs. Essa conquista representa um passo significativo para a Arbosana, pois essa oportunidade não apenas valida nosso trabalho até aqui, mas também nos motiva a continuar inovando e aprimorando nossos produtos. Acreditamos que, com o apoio da Fapergs, poderemos expandir nossas iniciativas e fortalecer o ecossistema de startups na região, continuando nossa missão de criar cosméticos naturais e sustentáveis. Essa realização reflete nosso esforço e paixão pelo que fazemos, e nos motiva a seguir inovando"

Mais notícias

Inova RS